domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os jovens e a Missa


Dias atrás eu estava lendo uma reportagem interessante de um jornal de Belo Horizonte que trazia como título o seguinte questionamento: "Por que os jovens não gostam de ir à missa?". A reportagem abordava a preocupação das mães que não sabem o que fazer para levar os filhos à missa aos domingos. Diante de tal realidade, a repórter colocava alguns pontos relevantes que poderiam nos ajudar a solucionar este problema.

O primeiro questionamento a se fazer seria o fato de entender como foi a catequese desses jovens. Foi um catequese atraente? Bem estruturada? Criativa? Ou desanimadora, onde o adolescente foi obrigado a participar? Como também foi a participação dos pais no processo? Os pais deram exemplo? Participaram? ou simplesmente colocaram seus filhos na catequese e lavaram as mãos?

Acredito que os nossos questionamentos procedem, mas o grande questionamento que devemos fazer está no fato de enquanto Igreja nos perguntamos: "O que estamos fazendo para chegar até nossos jovens nas celebrações eucarísticas?". O mundo oferece tantos prazeres para se curtir um bom final de semana, aí os jovens se aproximam da igreja e se deparam com algumas celebrações eucarísticas que são um verdadeiro "terror", onde nem os adultos conseguem celebrar com alegria. A linguagem litúrgica está longe de todos, som pro vezes é péssimo, leitores e comentaristas falam para si mesmos e esquecem da assembleia, cantos desanimados...

É lógico que temos consciência que a nossa celebração eucarística tem uma série de prescrições quanto à maneira de celebrar a liturgia, com o objetivo de assegurar a mística do grande ato de fé, mas também temos que ter consciência de que Deus quer falar ao seu povo. E isso inclui os jovens que devem ter o coração e a prática da fé aquecidos. É triste muitas vezes presenciarmos jovens que participam com alegria dos encontros promovidos pela juventude e não constatarmos a mesma alegria durante as celebrações.

O que fazer para mudar esta realidade? Eis a questão! Quem sabe você jovem pode nos ajudar enviando críticas construtivas e sugestões. Comentem!

Extraído do Jornal Veritas Edição Maio/Junho de 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário