História da Legião de Maria

NO MUNDO

A semente da Legião de Maria foi lançada no mundo pelo seu fundador Frank Duff, um dos grandes católicos do século XX - um homem fora de série. A Legião de Maria é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, se constituíram em legião para travar a luta contra o mal que existe no mundo. este exército teve a mais humilde das origens. Surgiu espontaneamente, sem premeditações de regras e práticas. O primeiro alistamento de legionários realizou-se em Myra House, Francis Street, Dublin, Irlanda, às 20h do dia 07 de setembro de 1921, véspera da Festa da Natividade de Nossa Senhora. O aspecto daquela reunião foi idêntico ao das reuniões legionárias que depois viriam a se efetuar em toda a terra.

NO BRASIL

A Legião de Maria no Brasil foi implantada primeiramente no Rio de Janeiro. A data oficial de fundação foi 24 de outubro de 1951. O irmão João Creff foi o grande responsável pela fundação, acompanhou todo trabalho de fundação, desmembramento, formação da Curia. Foi ele que mostrou a Dublin a necessidade de  um enviado do Concilium Legionis ao Brasil. A primeira enviada foi a irmã Joaquina Lucas (Filipina), quem em 1954 recebeu o irmão Alfonso Lambe.

Em 1954 foi fundada a Legião de Maria em São Paulo e com a progressão dos trabalhos de expansão, em 21 de junho de 1959 o Concilium Legionis fundou em São Paulo o primeiro Senatus do Brasil, sendo este o primeiro do mundo em língua portuguesa.

Em 06 de novembro de 1959 foi fundado o Senatus do Rio de Janeiro, tendo como presidenye a Irmã Yolanda Vieira Ribeiro, responsável pela fundação da Legião de Maria em Sergipe.

Entre 13 e 20 de julho de 1956 foram fundados seis praesidia em Salvador. Após seis meses de trabalho fundou-se a Curia Imaculada, tendo como presidente a irmã Julina Almeida. Ainda em 1957 chega ao Brasil uma nova enviada - Irmã Mary Clerkin, expandindo a Legião nas Dioceses da bahia. Em 31 de maio de 1975 fundou-se a Regia Imaculada em Salvador, que em 1986 foi elevada a Senatus, sendo este o primeiro do Nordeste. Sua primeira presidente foi a Irmã Bernadete Soares Carneiro.

EM SERGIPE

Em princípios de julho de 1959 chegaram a Aracaju as irmãs Yolanda Vieira Ribeiro (Rio de Janeiro) e Julina Almeida (Salvador), atendendo às orientações da enviada Mary Clerkin. Frei Jerônimo aguardava pelas legionárias e já havia marcado uma audiência com Dom José Vicente Távora, que abriu as portas da Diocese para a Legião de Maria. A primeira paróquia visitada foi a São Pio X, no bairro 18 do Forte, sendo fundados dois praesidia, um somente de homens (Rainha do Sacratíssimo Rosário) e outro apenas de mulheres (Rainha da Paz). Naqueles mesmos dias outras paróquias foram visitadas, como São José e Catedral. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Monsenhor João Moreira Lima recebeu e hospedou as legionárias em sua casa, sendo então fundado o Praesidium Rainha dos Apóstolos, o único daquela época que persistiu até hoje.

Em 02 de setembro de 1959 foi fundada a Curia Divina Pastora. Com o crescente trabalho da Legião no estado, em 21 de abril de 1975 foi fundada pelas irmãs Antonieta Rios de Azevedo e Maria Amália (Salvador), a Curia Mãe da Divina Graça, tendo como primeira presidente a irmã maria Deuma de Souza Alves.

Com a expansão da Legião no estado, em 07 de novembro de 1982 foi fundado o Comitium Magnificat, primeiro do estado, tendo como presidente a irmã Maria Clélia Nunes Mota e Dom Hildebrando Mendes Costa o primeiro Direto Espiritual.

Em novembro de 1996 a Curia Mãe da Divina Graça foi elevada a Comitium, sendo Nilza Silva Oliveira a presidente.

O Senatus de Salvador que ao longo dos anos assistiu a Legião de Maria em Sergipe começou a anunciar ao Concilium Legionis a necessidade da fundação de uma Regia em Aracaju. Em 2007, os senhores Bispos Dom José Palmeira Lessa, Dom Marco Eugênio e Dom Mário Rino Sivieri enviaram a carta ao Concilium Legionis solicitando a fundação da Regia de Aracaju.

A resposta de Dublin veio no dia 22 de maio de 2007, autorizando a elevação do Comitium Mãe da Divina Graça a Regia. Em 21 de julho de 2007 a irmã Maria da Luz, presidente de Senatus de Salvador, acompanhada do Frei Ronaldo Marques (Diretor Espiritual do Senatus) e dos irmãos Narciso e Bernadete Carneiro vieram a Aracaju oficializar a fundação da Regia Mãe da Divina Graça.

Primeira Diretoria da Regia Mãe da Divina Graça:

Direto Espiritual: Padre Valdson Santos Azevedo
Presidente: Licia Violeta de Souza
Vice-presidente: Maria Marilene de Souza
Primeira Secretária: Nilza Silza Oliveira
Segunda Secretária: Claire Nunes Mota
Primeira Tesoureira: Maria da Costa Andrade
Segunda Tesoureira: Maria Deuma de Souza Alves

Em 02 de maio de 2008 foi inaugurada a Sede Oficial da Legião de Maria em Sergipe, situada à Rua Carlos Correia, 184, bairro Siqueira Campos, Aracaju.



Nenhum comentário:

Postar um comentário