terça-feira, 8 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011



"Ah, juventude rosto do mundo.
Teu dinamismo logo encanta quem te vê..."

A Campanha da Fraternidade convida-nos a pensar e agir em prol da vida no planeta. É um momento propício para tornar nossas palavras e atitudes em realidade. É um convite ara que sejamos seres de relações, seres cuidadores. "Quando amamos, cuidamos e quando cuidamos amamos" (Boff).

Esta frase nos ajuda a refletir sobre a necessidade de sermos seres cuidantes, pois do ponto de vista ético, o cuidado é aquela condição prévia que permite o eclodir da inteligência e da amorosidade. O cuidado torna-se um sentido que concretiza em preocupação, desvelo e solicitude pelo outro, pela humanidade, pelo planeta. Ele se traduz num ato de respeito e compreensão pela liberdade e pelo espaço do outro. O cuidado possui um sentido ético e ecológico, pois sem esta atitude, nada que é vivo, sobrevive. O cuidado é a força maior que se opõe à lei suprema da entropia, o desgaste natural de todas as coisas até sua morte térmica, pois tudo o que cuidamos dura muito mais. Portanto, falar em cuidado com a pessoa humana é falar de humanidades, de vidas, o nosso bem maior.

Uma história contada é uma maneira de comunicar-se e interligar-se com o mundo, quando escutamos e retransmitimos, vamos gerando sintonia, reciprocidade, empatia, vai nos movendo e fazendo girar o mundo. Precisamos ir ao encontro do outro, conversar, sentar junto, discutir e refletir para juntos construirmos ações de preservação da vida em nosso planeta.

Que essa estória nos motive a sermos criativos e cuidantes do nosso planeta azul.

Certa vez, atravessando um rio, Cuidado viu um pedaço de terra argilosa: cogitando, tomou um pedaço e começou a lhe dar forma.Enquanto refletia sobre o que criara, interveio Júpiter. Cuidado pediu-lhe que desse espírito à forma de argila, o que ele fez de bom grado. Como Cuidado quis então dar seu nome ao que tinha dado forma, Júpiter proibiu e exigiu que fosse dado seu nome. Enquanto Cuidado e Júpiter disputavam sobre o nome, surgiu também a Terra (tellus) querendo dar o seu nome, uma vez que havia fornecido um pedaço do seu corpo. Os disputantes tomaram Saturno como árbitro. Saturno pronunciou a seguinte decisão, aparentemente equitativa: "Tu, Júpiter, por teres dado o espírito, deves receber na morte o espírito e tu, Terra, por teres dado o corpo, deves receber o corpo. Como porém foi Cuidado quem primeiro o formou, ele deve pertencer ao Cuidado enquanto viver (Heidegger, 1995).

Inspirados, nessa história, desejamos que façamos deste tempo especial, momento de oração, reflexão e ação. Que a juventude reunida em grupo, recrie criativamente a esperança e colorido da vida.

"Que saibamos cuidar da vida que há dentro da gente e em todo lugar.
Que saibamos cuidar da vida que há na terra e no mar..."
(Pe. Osmar Coppi)

Texto extraído do subsídio Jovens na CF - CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário